SERVIÇOS

ORIENTAÇÕES AO CONSUMIDOR:

Encontre abaixo dicas e informações sobre serviços disponibilizados pelo Departamento referentes aos procedimentos relacionados à sua conta de água e saiba como e onde solicitá-los.

INSTRUÇÕES GERAIS:

Para todos os serviços abaixo listados, o atendimento do Departamento poderá ser solicitado através do Posto Poupatempo situado à Rua Inconfidência, 04-50, sendo necessário efetuar agendamento junto ao site do POUPATEMPO para que o atendimento ocorra de forma presencial.

Religação: 14 3235-6155;
Parcelamento: 14 3235-6155;
Transferência de Débitos: 14 3235-6156;
Solicitação de corte/desligamento: 14 3235-6156;
Emissão de guias totalizadoras de débitos e de serviços em geral (caminhão pipa, limpa fossa, aferição de hidrômetro, vistoria para alteração de tipo de economia, entre outros): 14 3235-6156;
Análise de Conta: 14 3235-6156;
Alteração/Atualização Cadastral: 14 3235-6156;
Restituição devido a pagamento a maior ou duplicidade/Baixa de Pagamento: 14 3235-6156;

ATENÇÃO!
ANTES DE ENTRAR EM CONTATO OU COMPARECER NO ATENDIMENTO PRESENCIAL, CONFIRA ABAIXO A DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA CADA TIPO DE SERVIÇO.

Ressaltamos que somente o titular da conta pode efetuar os procedimentos junto ao Departamento ou terceiro mediante autorização e/ou procuração dando amplos poderes para isto, devendo estar acompanhado da cópia dos documentos pessoais do titular da conta e do procurador para que seja lavrada sua autenticidade ou com reconhecimento de firma, nos termos da Lei Municipal 7185/2019.

Caso não seja titular da conta e não possua procuração, mas seja o responsável pelo imóvel, será necessário efetuar a alteração cadastral (consulte abaixo as orientações).

O usuário que não concordar com o lançamento tarifário ou com o auto de infração e imposição de multa, poderá protocolar impugnação, no prazo de 30 (trinta) dias (Art. 26 do CDC), contados da ciência do ato, formalizada por escrito, nos termos dos Arts. 24 e seguintes da Lei nº 5804/2009.

Todos os documentos que contem assinatura deverão possuir reconhecimento de firma, sendo esta dispensada quando da apresentação de documento identidade do signatário, conforme a Lei Municipal 7185/2019 e, não estando o requerente legitimado perante a unidade consumidora, deverá ser apresentada documentação que o legitime ou procuração emitida por quem esteja legitimado.

ORIENTAÇÕES DE ACORDO COM O SERVIÇO A SER SOLICITADO:

Restabelecimento do fornecimento de água.

Condições para solicitação

Atender às determinações da Resolução 05/2020 (clique aqui para acessar)
É necessário maior de 18 anos no local para receber os técnicos, para religação no cavalete.

Quais os documentos necessários?

1. Documentos pessoais:
a. RG e CPF;
b. Outro documento de identidade com foto onde conste a numeração daqueles, como por exemplo, a carteira nacional de habilitação, dentre outros;

2. Em se tratando de pessoa jurídica, além dos documentos acima:
a. Cópia do CNPJ (Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral);
b. Contrato social comprovando os poderes do representante legal.

3. Se tratando de procurador:
a. Instrumento de procuração;
b. Documentos pessoais de quem emitiu a procuração;
c. A procuração deverá possuir assinatura igual ao do documento pessoal apresentado para que seja lavrada sua autenticidade ou possuir reconhecimento de firma.

4. Formulário de pedido preenchido com os dados do requerente e/ou locatário que será o responsável pelas contas e assinado pelo mesmo (anexo I - clique aqui para download).

5. Cópia do documento de propriedade ou posse do imóvel, para o pedido de religação, em que exista a necessidade de alteração cadastral, sendo assim admitido:
a. Matrícula ou transcrição, emitida pelo cartório de registro de imóveis; ou
b. Escritura pública de venda e compra, doação, inventário, partilha, permuta, contrato de venda e compra mediado por instituição financeira (com força de escritura), dentre outros; ou
c. Contrato particular de venda e compra, cessão de direitos, permuta, dentre outros; ou
d. Formal de partilha, auto de arrematação, dentre outros documentos emitidos pelo Poder Judiciário; ou
e. Contrato de locação vigente, autorização/permissão/concessão de uso, dentre outros; ou
f. Contrato de locação vigente acompanhado de declaração de posse/responsabilidade (anexo II - clique aqui para download) da Resolução 05/2020 clique aqui para acessar, preenchida com os dados do locatário que será o responsável pelas contas e assinado pelo mesmo, caso se trate de contrato com assinatura digital não validada através do “Validar”; ou
g. Cópia de conta de prestação de serviço junto ao imóvel em nome do requerente que será o responsável pelas contas, como por exemplo, energia, telefone fixo, TV por assinatura, gás, dentre outros, acompanhada de declaração de posse/responsabilidade (anexo II - clique aqui para download) da Resolução 05/2020 clique aqui para acessar, que deverá ser preenchida com os dados do requerente que será o responsável pelas contas e assinada pelo mesmo.

Canais de atendimento?

- Caso algum documento possua assinatura digital:
14 3235-6155 (Clique aqui para enviar mensagem)
Poupatempo: Deverá ser apresentado impresso o Certificado Digital emitido pelo “Validar” - (Clique aqui para agendar);

- Demais casos com assinatura manual/manuscrita:
Poupatempo (Clique aqui para agendar);
14 3235-6155 (Clique aqui para enviar mensagem)

Qual o prazo para atendimento?

Será imediato se o atendimento ocorrer junto ao Posto de Atendimento no Poupatempo, mediante agendamento prévio (clicando aqui), e se atendidas todas as exigências.
Já para o atendimento online (WhatsApp), necessário aguardar a análise da documentação e, após atendidas todas as exigências, será dado prosseguimento ao pedido.

Tarifa de Serviço

A ser informada no momento do atendimento, conforme a tabela de serviços do Departamento e a legislação vigente.

ATENÇÃO!
Consumidor deve apresentar novo hidrômetro quando o medidor for reprovado em aferição realizada pelo DAE ou equipamento tiver tempo de instalação superior a 7 (sete) anos, conforme portaria INMETRO 155/2022 - item 9.2.

Acordo de parcelamento de débitos de água e esgoto.

Condições para solicitar

Atender às determinações da Resolução 01/2019 (clique aqui para acessar) e, quando a mesma exigir, possuir valor de entrada ser paga imediatamente à assinatura do Termo de Parcelamento.

Quais os documentos necessários?

1. Documentos pessoais:
a. RG e CPF;
b. Outro documento de identidade com foto onde conste a numeração daqueles, como por exemplo, a carteira nacional de habilitação, dentre outros;

2. Em se tratando de pessoa jurídica, além dos documentos acima:
a. Cópia do CNPJ (Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral);
b. Contrato social comprovando os poderes do representante legal.

3. Se tratando de procurador:
a. Instrumento de procuração;
b. Documentos pessoais de quem emitiu a procuração;
c. A procuração deverá possuir assinatura igual ao do documento pessoal apresentado para que seja lavrada sua autenticidade ou possuir reconhecimento de firma.

4. Caso a conta não esteja em seu nome, deverá ser realizado o procedimento de atualização cadastral.

Canais de atendimento?

Poupatempo (Clique aqui para agendar);
14 3235-6155 (Clique aqui para enviar mensagem)

Qual o prazo para atendimento?

Será imediato se o atendimento ocorrer junto ao Posto de Atendimento no Poupatempo, mediante agendamento prévio (clicando aqui), e se atendidas todas as exigências.
Já para o atendimento online (WhatsApp), necessário aguardar a análise da documentação e, após atendidas todas as exigências, será dado prosseguimento ao pedido.

Tarifa de Serviço

Inexistente.

Análise do valor da conta de água com alteração ocasionada por vazamento interno não aparente, conforme Lei 6703 de 2015 e Resolução nº 13/2017.

Condições para solicitar

O prazo para requerimento da análise expirará em 30 (trinta) dias após a emissão da conta em que for constatada a alteração no consumo.
A revisão é limitada à referência do mês da ocorrência do vazamento, podendo ser estendida à referência subsequente caso haja comprovação de alteração decorrente do vazamento, isto é, limitada à duas contas.

Quais os documentos necessários?

1. Documentos pessoais:
a. RG e CPF;
b. Outro documento de identidade com foto onde conste a numeração daqueles, como por exemplo, a carteira nacional de habilitação, dentre outros;

2. Em se tratando de pessoa jurídica, além dos documentos acima:
a. Cópia do CNPJ (Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral);
b. Contrato social comprovando os poderes do representante legal.

3. Se tratando de procurador:
a. Instrumento de procuração;
b. Documentos pessoais de quem emitiu a procuração;
c. A procuração deverá possuir assinatura igual ao do documento pessoal apresentado para que seja lavrada sua autenticidade ou possuir reconhecimento de firma.

4. Conta de água reclamada;

5. Declaração do consumidor da ocorrência do vazamento não aparente, cuja confirmação somente pode ser feita no momento do conserto, bem como das providências adotadas para o reparo. (clique aqui para download do modelo);

6. Nota fiscal do serviço realizado, ou recibo com identificação do prestador do serviço (RG e CPF), devendo ser apresentado relatório descrevendo o serviço executado, com a indicação dos materiais utilizados. (clique aqui para download do modelo);

7. Laudo fotográfico contendo fotos que demonstrem o reparo e comprovem tratar-se de vazamento não aparente.

Canais de atendimento?

Poupatempo (Clique aqui para agendar);
14 3235-6156 (Clique aqui para enviar mensagem)

Qual o prazo para atendimento?

Variável.

Tarifa de Serviço

Será realizada vistoria técnica para comprovação da ocorrência de vazamento não aparente e do respectivo reparo.

Vistoria Técnica – valor correspondente ao código 09 (conforme tabela de serviços vigente )
Emissão de guia - valor correspondente ao código 29 (conforme tabela de serviços vigente )

Deverão ser pagos no ato da solicitação.

Teste do hidrômetro para análise do valor da conta de água, conforme o Artigo 5º da Resolução nº 13/2017.

Condições para solicitar

Antes de solicitar a revisão faça as seguintes verificações:
- Em sua conta de água se no campo "leitura atual" consta a mesma numeração que no hidrômetro (5 ou 4 números pretos);
- Se no campo "condições de leitura" consta a mensagem "leitura normal";
- Se há vazamento no imóvel (para saber como detectar um possível vazamento, clique aqui);
- Se localizado vazamento interno, verifique as orientações no item acima “ANÁLISE DE CONTA - OCORRÊNCIA DE VAZAMENTO INTERNO”;
- O prazo para requerimento da análise expirará em 30 (trinta) dias após a emissão da conta.
- Caso o hidrômetro seja REPROVADO, o consumidor deverá adquirir novo hidrômetro e encaminhar foto do aparelho (parte lateral, onde consta a numeração do hidrômetro e parte superior onde consta a leitura e a nota fiscal no e-mail hidrometria@daebauru.sp.gov.br, no prazo de 05 (cinco) dias corridos.
- Acesso ao local de instalação do cavalete.

Quais os documentos necessários?

1. Documentos pessoais:
a. RG e CPF;
b. Outro documento de identidade com foto onde conste a numeração daqueles, como por exemplo, a carteira nacional de habilitação, dentre outros;

2. Em se tratando de pessoa jurídica, além dos documentos acima:
a. Cópia do CNPJ (Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral);
b. Contrato social comprovando os poderes do representante legal.

3. Se tratando de procurador:
a. Instrumento de procuração;
b. Documentos pessoais de quem emitiu a procuração;
c. A procuração deverá possuir assinatura igual ao do documento pessoal apresentado para que seja lavrada sua autenticidade ou possuir reconhecimento de firma.

4. Conta de água reclamada;

Canais de atendimento?

Poupatempo (Clique aqui para agendar);
14 3235-6156 (Clique aqui para enviar mensagem)

Qual o prazo para atendimento?

Variável.

Tarifa de Serviço

Somente em caso de APROVAÇÃO do hidrômetro, será cobrado o valor correspondente ao código 11 (conforme tabela de serviços vigente ) e o DAE efetua a recolocação do hidrômetro.

O valor das tarifas de serviço será cobrado na própria conta de água.

Análise do valor de fatura de água com ocorrência de interrupções prolongadas do abastecimento no período, nos termos do Artigo 4º da Resolução nº 13/2017.

Condições para solicitar

Antes de solicitar a revisão faça as seguintes verificações:
- Em sua conta de água se no campo "leitura atual" consta a mesma numeração que no hidrômetro (5 ou 4 números pretos);
- Se no campo "condições de leitura" consta a mensagem "leitura normal";
- Se há vazamento no imóvel (para saber como detectar um possível vazamento, clique aqui);
- Se localizado vazamento interno, verifique as orientações no item acima “ANÁLISE DE CONTA - OCORRÊNCIA DE VAZAMENTO INTERNO”;
- O prazo para requerimento da análise expirará em 30 (trinta) dias após a emissão da conta.

Quais os documentos necessários?

1. Documentos pessoais:
a. RG e CPF;
b. Outro documento de identidade com foto onde conste a numeração daqueles, como por exemplo, a carteira nacional de habilitação, dentre outros;

2. Em se tratando de pessoa jurídica, além dos documentos acima:
a. Cópia do CNPJ (Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral);
b. Contrato social comprovando os poderes do representante legal.

3. Se tratando de procurador:
a. Instrumento de procuração;
b. Documentos pessoais de quem emitiu a procuração;
c. A procuração deverá possuir assinatura igual ao do documento pessoal apresentado para que seja lavrada sua autenticidade ou possuir reconhecimento de firma.

4. Conta de água reclamada;

Canais de atendimento?

Poupatempo (Clique aqui para agendar);
14 3235-6156 (Clique aqui para enviar mensagem);
e-mail analiseconta@daebauru.sp.gov

Qual o prazo para atendimento?

Variável.

Tarifa de Serviço

Conforme serviço solicitado/executado pelo DAE.

Altera/atualiza o nome de proprietário e compromissário da conta de água.

Condições para solicitar

Atender às determinações da Resolução 05/2020 (clique aqui para acessar) e Lei Municipal nº 6572/2014.

Quais os documentos necessários?

1. Documentos pessoais:
a. RG e CPF;
b. Outro documento de identidade com foto onde conste a numeração daqueles, como por exemplo, a carteira nacional de habilitação, dentre outros;

2. Em se tratando de pessoa jurídica, além dos documentos acima:
a. Cópia do CNPJ (Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral);
b. Contrato social comprovando os poderes do representante legal.

3. Se tratando de procurador:
a. Instrumento de procuração;
b. Documentos pessoais de quem emitiu a procuração;
c. A procuração deverá possuir assinatura igual ao do documento pessoal apresentado para que seja lavrada sua autenticidade ou possuir reconhecimento de firma.

4. Formulário de pedido preenchido com os dados do requerente e/ou locatário que será o responsável pelas contas e assinado pelo mesmo (ANEXO I - clique aqui para download);

5. Cópia do documento de propriedade ou posse do imóvel, sendo assim admitido:
a. Matrícula ou transcrição, emitida pelo cartório de registro de imóveis; ou
b. Escritura pública de venda e compra, doação, inventário, partilha, permuta, contrato de venda e compra mediado por instituição financeira (com força de escritura), dentre outros; ou
c. Contrato particular de venda e compra, cessão de direitos, permuta, dentre outros; ou
d. Formal de partilha, auto de arrematação, dentre outros documentos emitidos pelo Poder Judiciário; ou
e. Contrato de locação vigente, autorização/permissão/concessão de uso, dentre outros; ou
f. Contrato de locação vigente acompanhado de declaração de posse/responsabilidade (anexo II - clique aqui para download) da Resolução 05/2020 clique aqui para acessar, preenchida com os dados do locatário que será o responsável pelas contas e assinado pelo mesmo, caso se trate de contrato com assinatura digital não validada através do “Validar”; ou
g. Cópia de conta de prestação de serviço junto ao imóvel em nome do requerente que será o responsável pelas contas, como por exemplo, energia, telefone fixo, TV por assinatura, gás, dentre outros, acompanhada de declaração de posse/responsabilidade (anexo II - clique aqui para download) da Resolução 05/2020 clique aqui para acessar, que deverá ser preenchida com os dados do requerente que será o responsável pelas contas e assinada pelo mesmo.

Canais de atendimento?

- Caso algum documento possua assinatura digital:
14 3235-6156 (Clique aqui para enviar mensagem)
e-mail: alteracaocadastral@daebauru.sp.gov.br
Poupatempo: Deverá ser apresentado impresso o Certificado Digital emitido pelo “Validar” - (Clique aqui para agendar);
Acesse o link do RECAD (clicando aqui) e anexe a documentação

- Demais casos com assinatura manual/manuscrita:
Poupatempo (Clique aqui para agendar);
14 3235-6155 (Clique aqui para enviar mensagem)

Qual o prazo para atendimento?

Será imediato se o atendimento ocorrer junto ao Posto de Atendimento no Poupatempo, mediante agendamento prévio (clicando aqui), e se atendidas todas as exigências.
Já para o atendimento online (e-mail, WhatsApp e link), necessário aguardar a análise da documentação e, após atendidas todas as exigências, será dado prosseguimento ao pedido.

Tarifa de Serviço

Inexistente.

Transferência de débitos para o ocupante do imóvel.

Condições para solicitar

Ser o titular ou representante legal;
Possuir documento que comprove a responsabilidade de terceiros sobre o imóvel no período dos débitos e documento que comprove a saída do responsável anterior.

Quais os documentos necessários?

1. Documentos pessoais:
a. RG e CPF;
b. Outro documento de identidade com foto onde conste a numeração daqueles, como por exemplo, a carteira nacional de habilitação, dentre outros;

2. Em se tratando de pessoa jurídica, além dos documentos acima:
a. Cópia do CNPJ (Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral);
b. Contrato social comprovando os poderes do representante legal.

3. Se tratando de procurador:
a. Instrumento de procuração;
b. Documentos pessoais de quem emitiu a procuração;
c. A procuração deverá possuir assinatura igual ao do documento pessoal apresentado para que seja lavrada sua autenticidade ou possuir reconhecimento de firma.

4. Cópia do documento de propriedade ou posse do imóvel, sendo assim admitido:
a. Matrícula ou transcrição, emitida pelo cartório de registro de imóveis; ou
b. Escritura pública de venda e compra, doação, inventário, partilha, permuta, contrato de venda e compra mediado por instituição financeira (com força de escritura), dentre outros; ou
c. Contrato particular de venda e compra, cessão de direitos, permuta, dentre outros; ou
d. Formal de partilha, auto de arrematação, dentre outros documentos emitidos pelo Poder Judiciário; ou
e. Contrato de locação vigente, autorização/permissão/concessão de uso, dentre outros; ou
f. Contrato de locação;
f.a. Prova de extinção do contrato seja por termo de rescisão ou por qualquer outro meio em direito admitido como comprobatório de extinção do contrato, de sentença judicial, desde que comprovado ter sido o locador ou o proprietário imitido na posse direta do imóvel;
f.b. Declaração do proprietário de que o débito não está sendo cobrado judicialmente.

Canais de atendimento?

14 3235-6156 (Clique aqui para enviar mensagem)
Poupatempo (Clique aqui para agendar).

Corte do fornecimento de água por solicitação do consumidor.

Condições para solicitar

Ser o titular ou representante legal;
É necessário maior de 18 anos no local para receber os técnicos;
Os débitos devem estar quitados (necessário apresentar os comprovantes de pagamento das contas pagas recentemente, caso ainda não conste o pagamento);
Acesso livre ao local de instalação do cavalete (quando a supressão for no cavalete).

Quais os documentos necessários?

1. Documentos pessoais:
a. RG e CPF;
b. Outro documento de identidade com foto onde conste a numeração daqueles, como por exemplo, a carteira nacional de habilitação, dentre outros;

2. Em se tratando de pessoa jurídica, além dos documentos acima:
a. Cópia do CNPJ (Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral);
b. Contrato social comprovando os poderes do representante legal.

3. Se tratando de procurador:
a. Instrumento de procuração;
b. Documentos pessoais de quem emitiu a procuração;
c. A procuração deverá possuir assinatura igual ao do documento pessoal apresentado para que seja lavrada sua autenticidade ou possuir reconhecimento de firma.

4. Conta de água;

5. Foto da leitura atual do hidrômetro;

6. Comprovantes de pagamento de eventuais contas pagas no dia do pedido ou dia anterior.

Canais de atendimento?

14 3235-6156 (Clique aqui para enviar mensagem)
Poupatempo (Clique aqui para agendar).

Tarifa de serviço

Corte no cavalete/hidrômetro – valor correspondente ao código 07 (conforme tabela de serviços vigente ) ou
Corte no passeio/calçada – valor correspondente ao código 17 (conforme tabela de serviços vigente ) e
Emissão de guia - valor correspondente ao código 29 (conforme tabela de serviços vigente );
Deverão ser pagos no ato da solicitação.

Condições para solicitar

Ser o titular ou representante legal;
É necessário maior de 18 anos no local para receber os técnicos;
Os débitos devem estar quitados (necessário apresentar os comprovantes de pagamento das contas pagas recentemente, caso ainda não conste o pagamento);
Acesso livre ao local da execução dos serviços.

Quais os documentos necessários?

1. Documentos pessoais:
a. RG e CPF;
b. Outro documento de identidade com foto onde conste a numeração daqueles, como por exemplo, a carteira nacional de habilitação, dentre outros;

2. Em se tratando de pessoa jurídica, além dos documentos acima:
a. Cópia do CNPJ (Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral);
b. Contrato social comprovando os poderes do representante legal.

3. Se tratando de procurador:
a. Instrumento de procuração;
b. Documentos pessoais de quem emitiu a procuração;
c. A procuração deverá possuir assinatura igual ao do documento pessoal apresentado para que seja lavrada sua autenticidade ou possuir reconhecimento de firma.

4. Conta de água;

PROCEDIMENTO PARA SOLICITAÇÃO DO SERVIÇO DE LIMPEZA DE FOSSA

A finalidade do caminhão é realizar a limpeza de fossas nos locais onde não há rede coletora de esgoto, dentro do município de Bauru.

Condições para solicitar:

Antes de efetuar o recolhimento da tarifa, entrar em contato com o Departamento para verificar a disponibilidade do serviço pelo telefone 3106-1114.

O serviço somente será efetuado após a apresentação do comprovante da guia paga. Em nenhuma hipótese a visita poderá ser paga em dinheiro ou cheque para o funcionário do D.A.E.

O caminhão limpa-fossa será conduzido na data acertada ao local informado, será posicionado numa distância de segurança (em torno de 10 metros, no mesmo plano da fossa), momento em que o servidor introduzirá o mangote (mangueira) na abertura de inspeção da fossa e acionará a bomba de vácuo para a sucção dos dejetos e líquidos do seu interior.

Realizada a sucção, o material recolhido será despejado mediante pressão no poço de visita próximo, preferencialmente nos interceptores do tratamento de esgoto. (Informações prestada pelo diretor da Divisão de Apoio Operacional-DAO).

Qual o prazo para atendimento?

Mediante agendamento com o setor do transporte pelo telefone 3106-1114.

Tarifa de Serviço

Dia útil – valor correspondente aos códigos 22, ou 121; ou 122; ou 312 de acordo com o serviço a ser prestado por viagem (conforme tabela de serviços vigente );
Emissão de guia - valor correspondente ao código 29 (conforme tabela de serviços vigente ).

PROCEDIMENTO PARA SOLICITAÇÃO DO SERVIÇO DE CAMINHÃO-PIPA

A finalidade do caminhão pipa é realizar o abastecimento de piscinas e caixas d'água dentro do município de Bauru.
Antes de efetuar o recolhimento da tarifa de visita, entrar em contato com o Departamento para verificar a disponibilidade do serviço - Setor do Transporte (3106-1114).
O abastecimento somente será efetuado após a apresentação do comprovante da guia paga. Em nenhuma hipótese a visita poderá ser paga em dinheiro ou cheque para o funcionário do DAE.
O caminhão pipa será conduzido na data acertada ao local informado, será posicionado numa distância de segurança onde efetuará o abastecimento. (Informações prestada pela Divisão de Apoio Operacional-DAO).

Qual o prazo para atendimento?

Mediante agendamento com o setor do transporte pelo telefone 3106-1114.

Tarifa de Serviço

Por caminhão, de acordo com a categoria economica e litros de água a ser entregue, sendo que o valor a ser cobrado corresponderá aos códigos 14, ou 15, ou 115, ou 116, ou 117, ou 119, ou 120, ou 306 a 310 de acordo com o serviço a ser prestado por viagem (conforme tabela de serviços vigente ).

Outras Tarifas de Serviço

Vistoria de tipo de economia – valor correspondente ao código 9 (conforme tabela de serviços vigente ); ou
Aferição de hidrômetro – valor correspondente ao código 11 (conforme tabela de serviços vigente ); e
Emissão de guia - valor correspondente ao código 29 (conforme tabela de serviços vigente )
Deverão ser pagos no ato da solicitação.

Canais de atendimento?

14 3235-6156 (Clique aqui para enviar mensagem)
Poupatempo (Clique aqui para agendar).

Restituição devido ao pagamento de contas de água ou Documento de Arrecadação em duplicidade, nos termos do Artigo 6º da Resolução nº 13/2017, pagamento indevido, bem como regularização de baixa de pagamento.

Quais os documentos necessários?

1. Documentos pessoais:
a. RG e CPF;
b. Outro documento de identidade com foto onde conste a numeração daqueles, como por exemplo, a carteira nacional de habilitação, dentre outros;

2. Em se tratando de pessoa jurídica, além dos documentos acima:
a. Cópia do CNPJ (Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral);
b. Contrato social comprovando os poderes do representante legal.

3. Se tratando de procurador:
a. Instrumento de procuração;
b. Documentos pessoais de quem emitiu a procuração;
c. A procuração deverá possuir assinatura igual ao do documento pessoal apresentado para que seja lavrada sua autenticidade ou possuir reconhecimento de firma.

4. Comprovantes originais dos pagamentos ou documento bancário hábil;

5. Caso o comprovante de pagamento esteja em nome de terceiros, deverá ser apresentada anuência do mesmo quanto à restituição em favor do solicitante (clique aqui para baixar o modelo de "TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA RESTITUIÇÃO DE TARIFA");

6. Conta de água.

Canais de atendimento?

14 3235-6156 (Clique aqui para enviar mensagem)
Poupatempo (Clique aqui para agendar).

Atualização da leitura da última conta emitida.

Quais os documentos necessários?

1. Documentos pessoais:
a. RG e CPF;
b. Outro documento de identidade com foto onde conste a numeração daqueles, como por exemplo, a carteira nacional de habilitação, dentre outros;

2. Em se tratando de pessoa jurídica, além dos documentos acima:
a. Cópia do CNPJ (Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral);
b. Contrato social comprovando os poderes do representante legal.

3. Se tratando de procurador:
a. Instrumento de procuração;
b. Documentos pessoais de quem emitiu a procuração;
c. A procuração deverá possuir assinatura igual ao do documento pessoal apresentado para que seja lavrada sua autenticidade ou possuir reconhecimento de firma.

4. Conta a atualizar.

5. Foto da leitura (parte de cima do hidrômetro/cabeça transparente) com a informação da data que foi tirada.

Canais de atendimento?

14 3235-6159 (Clique aqui para enviar mensagem)
Poupatempo (Clique aqui para agendar).

A melhor forma de saber exatamente quanto é o seu consumo de água é fazendo a leitura pelo medidor. Assim, além de evitar o faturamento por média, você paga apenas o consumo no período de leitura, não a média de consumo dos últimos 03 meses.

Troca do aparelho medidor de água.

Condições para solicitação.

Acesso livre ao local de instalação do cavalete;
É necessário maior de 18 anos no local para receber os técnicos.

Quais os documentos necessários?

1. Documentos pessoais:
a. RG e CPF;
b. Outro documento de identidade com foto onde conste a numeração daqueles, como por exemplo, a carteira nacional de habilitação, dentre outros;

2. Em se tratando de pessoa jurídica, além dos documentos acima:
a. Cópia do CNPJ (Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral);
b. Contrato social comprovando os poderes do representante legal.

3. Se tratando de procurador:
a. Instrumento de procuração;
b. Documentos pessoais de quem emitiu a procuração;
c. A procuração deverá possuir assinatura igual ao do documento pessoal apresentado para que seja lavrada sua autenticidade ou possuir reconhecimento de firma.

4. Nota Fiscal do Hidrômetro;

5. Foto do aparelho (parte lateral, onde consta a numeração do hidrômetro e parte superior onde consta a leitura);

6. Conta de água ou endereço completo.

Qual o prazo para atendimento?

Variável.

Canais de atendimento?

E-mail: hidrometria@daebauru.sp.gov.br

Concede redução de 70% nas tarifas de água e esgoto para imóveis destinados às entidades beneficentes, sem fins lucrativos, declarados de utilidade pública e, ainda, para os templos de qualquer culto religioso, conforme Lei Municipal 1636/1972 e 3560/1993.

Condições para solicitação.

Ser uma entidade beneficente, sem fins lucrativos e de utilidade pública ou templo de qualquer culto religioso.

Quais os documentos necessários?

1. Ser uma entidade beneficente, sem fins lucrativos e de utilidade pública ou templo de qualquer culto religioso:
a. RG e CPF;
b. Outro documento de identidade com foto onde conste a numeração daqueles, como por exemplo, a carteira nacional de habilitação, dentre outros;

2. 2. Documentos da Entidade ou Instituição:
a. Cópia do CNPJ (Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral);
b. Estatuto Social ou Ata de Fundação;
c. Ata de Eleição em vigência;
d. Cópia da Lei que declara de Utilidade Pública (exceto para templos de cultos religiosos).

3. Se tratando de procurador:
a. Instrumento de procuração emitida pelo representante legal da entidade ou instituição;
b. Documentos pessoais de quem emitiu a procuração;
c. Documentos pessoais do procurador;
d. A procuração deverá possuir assinatura igual ao do documento pessoal apresentado para que seja lavrada sua autenticidade ou possuir reconhecimento de firma.

Qual o prazo para atendimento?

Variável.

Tarifa de Serviço

Inexistente.

Canais de atendimento?

14 3235-6156 (Clique aqui para enviar mensagem)
Poupatempo (Clique aqui para agendar).

Isenção de tarifas de água e esgoto até 5m³, conforme Lei Municipal nº 5.282/2005.

Condições para solicitação.

1. Ter renda familiar mensal igual ou inferior a 2 salários mínimos;
2. Ter consumo de água mensal inferior a 15m³/mês;
3. Ter consumo monofásico de energia elétrica de até 170kwh/mês;
4. Não possuir débitos com o Departamento de Água e Esgoto de Bauru.

Observações:
1. Caso o consumo seja superior a 5m³, o consumidor pagará a diferença de consumo;
2. A isenção tem validade por 12 meses. Após este período, o consumidor deverá efetuar novo pedido;
3. As contas deverão permanecer em dia, pois a inadimplência de duas contas consecutivas acarretará o cancelamento do benefício.

Quais os documentos necessários?

1. Documentos pessoais:
a. RG e CPF;
b. Outro documento de identidade com foto onde conste a numeração daqueles, como por exemplo, a carteira nacional de habilitação, dentre outros;

2. Se tratando de procurador:
a. Instrumento de procuração;
b. Documentos pessoais de quem emitiu a procuração;
c. A procuração deverá possuir assinatura igual ao do documento pessoal apresentado para que seja lavrada sua autenticidade ou possuir reconhecimento de firma.

3. Conta de energia elétrica atual (monofásica e com consumo inferior à 170Kwh/mês);

4. Conta de água atual (em nome do solicitante e com consumo inferior à 15m³);

5. Comprovantes de renda;

6. Leitura atual do hidrômetro.

Qual o prazo para atendimento?

Variável.

Tarifa de Serviço

Inexistente.

Canais de atendimento?

14 3235-6156 (Clique aqui para enviar mensagem)
Poupatempo (Clique aqui para agendar).