CUIDADOS QUE DEVEMOS TER COM A CAIXA DE GORDURA E COM A REDE COLETORA DE ESGOTOS

Você sabe o que é e para que serve uma caixa de gordura?

A caixa de gordura é destinada a coletar e reter os resíduos dos esgotos provenientes das pias, dos pisos de copas, das cozinhas e das descargas de máquinas de lavar louça.

- Evita o entupimento da tubulação que vai para a rede coletora da rua.
- Evita o mau cheiro e a entrada de baratas e ratos na sua casa.
- Evita o transbordamento de sujeira e gordura através da tampa.
- Evita o retorno de esgotos pelo ralo da pia.
- Evita o transbordamento de esgotos nas ruas.

CAIXA DE GORDURA SUJA É PROBLEMA NA CERTA.

Como fazer a manutenção da sua caixa de gordura.

A limpeza interior da caixa de gordura é simples e deve ser feita com frequência.

1. As camadas que se formam no interior da caixa devem ser removidas periodicamente e descartadas no lixo doméstico em sacos plásticos ou destinadas a empresas de reciclagem de gorduras. Isso evita que as gorduras, graxas e óleos contidos nos esgotos escoem para a rede, ocasionando o seu entupimento.

2. É importante deixar claro que a sujeira dentro das caixas de gordura deve ser retirada pelo morador, que é o responsável por levá-la ao lugar adequado para ser descartada: o lixo doméstico ou destinadas a empresas de reciclagem de gorduras.

3. O período de manutenção da caixa de gordura deve ser estipulado de acordo com o volume de material a ela encaminhado, principalmente nos grandes estabelecimentos (restaurantes, hospitais, grandes condomínios, etc).

Você sabia que 70% das solicitações para as desobstruções na rede coletora de esgotos dizem respeito à ausência ou ao uso inadequado da caixa de gordura?

Não faça da rede de esgotos uma lixeira!

- Fazer ligações de rede de águas da chuva para a rede de esgoto é proibido e dá multa, além disso, traz sérios prejuízos ao funcionamento normal do sistema coletor.
- Não jogue no vaso sanitário: papel higiênico, preservativos, absorventes, fio dental, cotonetes, fraldas descartáveis, filtros de cigarro etc.
- Evite a entrada de folhas, galhos, plásticos e outros objetos nos ralos e caixa de inspeção.
- Entupimentos, refluxos de esgoto e rompimentos na tubulação ocorrem pelo mau uso da rede coletora.

IMPORTANTE!
Para evitar transtorno, faça a limpeza da caixa retirando a gordura que fica acumulada, coloque tudo em um saco plástico e jogue no lixo.

Estas informações você também encontra em nosso folder, abaixo, disponível para download.

CAIXA DE GORDURA (folder) download / visualizar