LIMPEZA DA CAIXA D'ÁGUA

1

Reserve um dia da semana para realizar a limpeza de sua caixa d'água, se possível no fim de semana. Inicialmente, feche o registro de entrada de água da casa ou amarre a boia da caixa d'água. Lembre-se que ao subir no telhado deve-se posicionar a escada de forma segura para não correr riscos de acidentes.

2

Recolha a água da caixa d’água em recipientes e utilize-a para consumo, enquanto limpa a caixa d’água. Deixe apenas cerca de um palmo de altura no nível de água dentro de sua caixa d'água.

3

Tampe a saída da caixa d’água com um pano, para realizar a limpeza. Lave as paredes e o fundo da caixa utilizando uma escova de fibra vegetal, ou fio plástico macio, evite escova de aço ou vassoura. Não use detergente, sabão ou outro produto de limpeza.

4

Retire a água com um balde, Limpe a sujeira e resíduos com uma pá de plástico e panos limpos até secar o fundo. Evite passá-los nas paredes da caixa d’água.

5

Ainda com a saída da caixa d’água fechada deixe entrar cerca de um palmo de altura de água e adicione 2 litros de água sanitária. Deixe essa água parada por cerca de duas horas. Molhe as paredes internas com essa solução utilizando canecas ou panos.

6

A cada trinta minutos veja se as paredes internas da caixa secaram. Se isso ocorreu, as umedeça novamente e repita o processo a cada meia hora, até completar duas horas. Lembre-se de não utilizar de forma alguma essa água.

7

Após as duas horas, esvazie a caixa d'água dando descarga e abrindo as torneiras da casa, para que a solução desinfete os canos. Se quiser, utilize a água para lavar o quintal, pisos ou banheiro.

8

Tampe adequadamente a caixa para impedir a entrada de sujeira e pequenos animais. Anote do lado de fora da caixa d'água o dia da limpeza, e procure limpá-la a cada seis meses, no mínimo. Deixe a caixa encher, abrindo o registro ou desamarrando a boia. Essa água já pode ser utilizada para o consumo.

O DAE entrega em sua casa água de qualidade, pois trata, analisa e distribui. Muitos problemas ocorrem devido a sujeira acumulada nas caixas d’água, tais como febre tifóide, diarréia, hepatite. Cuidado também com a Dengue. Mantenha sua caixa d'agua fechada, para evitar as larvas do Aedes Aegypt.