A Divisão Técnica do Departamento de Água e Esgoto (DAE) finalizou, na noite de quinta-feira (13), a implantação da nova adutora de água bruta na Estação de Tratamento de Água (ETA). Os trabalhos foram finalizados e o sistema foi reativado por volta das 22h, retomando a operação da ETA com vazão plena e estabilidade.
Executada por equipe própria, a obra consistiu na substituição de 240 metros de antigas tubulações de fibra de vidro por uma nova infraestrutura de ferro fundido de 24 polegadas (DN 600). O trecho renovado conecta a captação do Rio Batalha à entrada da ETA. Com um aporte de R$ 170 mil em materiais, a melhoria elimina os riscos de vazamentos e garante maior qualidade e segurança ao abastecimento dos 100 mil consumidores atendidos pelo sistema ETA/Batalha.
Integrado a este avanço, a autarquia mantém um cronograma estratégico de melhorias para o sistema de captação e tratamento da água do Rio Batalha. Para 2026, estão projetadas a instalação de novas comportas e a substituição dos registros de 16 polegadas (DN 400) da ETA. Tais medidas visam otimizar a eficiência operacional e combater as perdas no processo de tratamento de água.
Departamento de Água e Esgoto de Bauru