TAXA DE CONSERVAÇÃO DE REDES

O que é a Taxa de Conservação de Redes (TCR)?

A Taxa de Conservação de Redes (TCR), instituída pela Lei Municipal nº 2608/1985, é um tributo cobrado dos contribuintes proprietários, titulares ou possuidores de terrenos não edificados sem ligação ativa de água ou esgoto.

Todo o montante arrecadado com a TCR é destinado exclusivamente à conservação do sistema público de água e esgoto da cidade, a fim de manter o serviço de saneamento disponível para novos usuários e em condições adequadas para o atendimento à população.

Como faço para gerar minha guia de pagamento da TCR?

A partir de 2024, a guia de pagamento da TCR não será mais enviada em formato impresso na casa dos contribuintes, e por isso deve ser gerada exclusivamente online.

Para emitir sua guia, preencha o campo acima com os números de identificação do setor/quadra/lote que constam no carnê do IPTU do terreno (observe a imagem acima), desconsiderando o zero à esquerda e o número do digito verificador (em vermelho no exemplo abaixo), e também acrescentando o número 0 (zero) ou 1 (um) após o primeiro dígito do setor (S) (em azul no exemplo abaixo), sem as barras.

Exemplo:
Código de identificação do IPTU: 0SQQQQLLL-D
Código para emissão da TCR: S0QQQQLLL ou S1QQQQLLL

Agora digite o número que você acabou de gerar no campo acima para ter acesso a TAXA DE CONSERVAÇÃO DE REDE do seu terreno.

A guia emitida não está no meu nome, e agora?

Caso a guia de pagamento esteja em nome de outra pessoa, ou se o imóvel tiver sido vendido ou se já estiver conectado à rede de água e esgoto, será necessário atualizar os dados cadastrais.

Para realizar a atualização, basta enviar as informações atualizadas pelo WhatsApp (14) 3235 6156, anexando fotos da guia emitida, da conta de água (se houver), do documento de identificação do solicitante e do documento do imóvel. Mais informações a respeito da documentação necessária estão disponíveis clicando aqui.

Ainda tenho dúvidas, posso ser atendido no Poupatempo?

Sim, o atendimento também está disponível no posto do DAE no Poupatempo, mediante agendamento prévio pelo site do POUPATEMPO.

Contudo, para proprietários de vários imóveis ou casos gerais, o DAE orienta que seja dada preferência ao atendimento via WhatsApp, considerando a maior agilidade no processamento das solicitações.