DAE conclui mais uma etapa para modernização da Captação do Rio Batalha
08/03/2023 - 22:28:48
A equipe do Serviço de Eletromecânica do DAE concluiu às 22h desta quarta-feira, 8, mais uma etapa do processo de modernização da Estação Elevatória de Captação de Água Bruta do Rio Batalha. Os serviços foram realizados em conjunto com as empresas contratadas e a produção na captação ficou suspensa até o período da tarde.
As equipes substituíram os antigos painéis elétricos por quatro painéis de comando com inversor de frequência e na sequência, instalaram dois novos conjuntos de motobombas. Às 16 horas, uma bomba foi ligada com produção de 250 litros por segundo. O segundo equipamento entrou em operação às 21h45, totalizando 500 litros por segundo e permanecerá assim até todo o sistema de distribuição ficar normalizado.
Técnicos da Divisão de Produção e Distribuição acompanharam, no decorrer do dia, os níveis dos reservatórios que abastecem as regiões atendidas pelo sistema Batalha/ETA, realizando manobras nos bairros populosos e com alto consumo, o que evitou o desabastecimento.
Com o investimento de mais de R$ 2 milhões em equipamentos, as atualizações realizadas garantirão uma produção de 380 litros de água por segundo, a depender da vazão do Rio Batalha e 600 litros por segundo, já com a previsão da captação complementar, beneficiando a produção em épocas de estiagem.
O serviço dá sequência a uma série de trabalhos com o objetivo de modernizar e ampliar a produção de água, atuando no controle de perdas ao substituir os atuais equipamentos elétricos e de captação por modelos modernos e mais eficientes que contribuirão para o aumento e controle da produção com economia de energia.
Além da atualização tecnológica com a instalação de equipamentos mais eficientes, o projeto contempla ainda obras de infraestrutura para substituição e ampliação da rede de distribuição da captação até a Estação de Tratamento de Água e sala elétrica climatizada para o acondicionamento dos painéis. Essa nova estrutura garantirá maior segurança e eficiência energética ao sistema que atualmente é responsável pelo abastecimento de cerca de 22% da população bauruense.
A autarquia pede a colaboração dos consumidores dos bairros Jardim Ouro Verde, Jardim Ferraz, Granja Cecilia, Jardim América, Jardim Estoril, Altos da Cidade, Centro, Vila Falcão, Vila Industrial, Alto Paraíso, Vila Dutra, Vila Universitária, Núcleo Joaquim Guilherme, Vila Seca, Sabiás, parte do Bela Vista, até que todo o sistema seja normalizado, com previsão no decorrer da madrugada de quinta-feira, 9.
A população pode solicitar caminhões-pipa através do 0800-7710195, que recebe ligações apenas de telefone fixo ou (14) 3235-6140 e (14) 3235-6179 para ligações feitas por aparelho celular.
Assessoria DAE Bauru
galeria